Pico da Neblina

O pico da Neblina, ponto mais alto do Brasil, possui uma grande importância ambiental e é um interessante ponto para o turismo de aventura.

ponto mais alto do Brasil

Explorando o Pico da Neblina: ponto mais alto do Brasil e um dos mais ricos em biodiversidade e ecossistema da América do Sul

O Pico da Neblina, localizado no norte do Brasil, no estado do Amazonas, próximo à fronteira com a Venezuela, é considerado o ponto mais alto do país, com 2993 metros acima do nível do mar, de acordo com o IBGE. Anteriormente, acreditava-se que a altitude do pico era de 3014 metros, mas novos estudos realizados pelo IBGE em 2004, utilizando instrumentos de localização geográfica, corrigiram a medida em cerca de 20 metros.

Devido à riqueza da biodiversidade e do ecossistema da região do pico, foi proposta a criação de uma reserva natural destinada a estudos científicos e à manutenção da paisagem original. Em 5 de junho de 1979, o Parque Nacional do Pico da Neblina foi criado em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente.

Com mais de 2 milhões e 200 mil hectares, o parque é uma das maiores áreas de proteção natural da América do Sul e, quando combinado com o Parque Nacional Cerro de la Neblina do lado venezuelano da fronteira, é considerado uma das zonas de maior riqueza natural da América Latina.

O clima do Pico da Neblina é influenciado pela latitude e variações de altitude, o que resulta em dois tipos climáticos: o tropical úmido e o tropical de altitude. A região é caracterizada por uma grande diversidade de flora e fauna, tornando-a uma região única e fascinante para explorar.

O Pico da Neblina, localizado na região norte do Brasil, apresenta três unidades de relevo distintas: o Planalto Sedimentar Roraima, o Planalto Amazonas-Orenoco e o Pediplano Rio Branco-Rio Negro. Enquanto a primeira unidade abriga o Pico da Neblina e o Pico 31 de Março, uma formação geológica com rochas esculpidas pelos ventos e pela água, a segunda unidade exibe um terreno acidentado com serras notáveis, como a Serra do Padre e a de Imeri. Já a terceira unidade é caracterizada por uma superfície mais plana, com altitudes menores.

O Parque Nacional do Pico da Neblina abriga diversas espécies animais em vias de extinção, o que evidencia a riqueza da biodiversidade local, com animais como o Galo-da-Campina, a onça-pintada, o tucano-açu e o gavião-pega-macaco.

Embora haja incentivos, o turismo local não é muito comum devido à infraestrutura precária e vias de acesso complicadas. No entanto, o local é uma opção para os aventureiros de plantão, que podem desfrutar das trilhas e do transporte por pequenas embarcações, além de vislumbrar belos cenários naturais e experimentar muita emoção e aventura. O Pico da Neblina também é um destino popular para alpinistas que buscam conquistar o cume da montanha mais alta das Américas, fora da Cordilheira dos Andes.

© 2024 Trekking estilo de vida - Todos os direitos reservados

youtube

É um privilégio ter você aqui. Compartilha sua aventura com @trekkingestilodevida e faça parte da nossa família #trekkingestilodevida pelo mundo!

Conheça a Loja Trekking estilo de vida

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *