Mirante do Inferno

Mirante do Inferno, primeira vez nesse lugar incrível foi dia 06 de outubro de 2019. Um visual deslumbrante, que me deixou sem palavras.

Relato:

Este ano resolvi levar uns amigos que ainda não conheciam, a meta era acampar no sino e atacar o cume do mirante do inferno. Mas a previsão não estava das melhores então a galera desistiu. Mas Patrick como bom aventureiro não desistiu. Subimos com a cargueira sentido a Pedra do Sino uma trilha tranquila sem muitos desafios, passamos por algumas cachoeiras em meio a mata preservada.

Foto por Jéssica Corrêa

Na cota 2000, resolvemos ir até o Mirante do Inferno, deixamos as cargueiras no percurso e encaramos a trilha do mirante uma trilha com trechos de escalaminhadas , muitas raízes e bifurcação mas como já era minha quinta vez na trilha não tive dificuldades para chegar ao cume. Chegamos no cume, mas sem visual devido a cerração. Após alguns minutos com bastante vento a cerração foi afastando parecia uma cortina abrindo pra uma das montanhas mais lindas da serra a Agulha do Diabo.

Espetáculo a parte para o Patrick que estava conquistando o cume pela primeira vez.

Você pode repetir a trilha, mas sempre será diferente o clima a cia. E levar um amigo de longa data para conhecer esse lugar foi muito especial.

Foto por Jéssica Corrêa

Sobre o Mirante: O acesso é pela sede do Parque Nacional da Serra dos Orgãos, na cidade Capital Nacional do Montanhismo: Teresópolis.

Destaque A Agulha do Diabo (2.050m de altitude).

Foto por Jéssica Corrêa

O seu formato; e o pequeno cume, sem contar a difícil escalada até lá, assusta quem não é do meio. Tanto que antes da conquista, em 1941, se chamava Penhasco Fantasma. E do seu Mirante do Inferno, a vista para a ela é sensacional.

No Mirante Inferno, também pode-se ver de ângulo interessante a Pedra do Garrafão e alguns trechos da travessia Petrópolis-Teresópolis, com parte da Pedra do Sino, o ponto mais alto da Serra dos Órgãos.

A maior parte da trilha é pelo mesmo caminho que leva para a famosa Pedra do Sino. A trilha pro mirante é um pouco mais difícil, com uma inclinação bem mais alta e por ela cerca de 1km até chegar à nascente do Rio Paquequer, rio que corta toda a cidade de Teresópolis. Iniciamos uma subida também íngreme por cerca de 300m até chegar à primeira vista da Agulha do Diabo. Após vencer alguns trepa-pedras, chegaremos finalmente ao Mirante do Inferno e entender o porquê deste nome impactante.