Dia Internacional da Montanha

Me faz recordar que pisar na minha maior altitude, cercado de vulcões e suas caldeiradas, é algo a ser muito grato e agradecido !!

Salar de Tara

Salar de Talar é uma planície de sal de 46 quilômetros quadrados localizada na alta puna do norte dos Andes chilenos , a uma altitude de 3.950 m. Faz parte de uma série de lagos salgados e planícies salgadas localizadas no sopé de uma cadeia de vulcões que se estende ao longo do lado leste do muito maior Salar de Atacama .

A bacia de drenagem fechada do Salar de Talar abrange cerca de 476 km 2 e é adjacente a outras bacias endorreicas , incluindo as bacias de Laguna Miscanti , Laguna Tuyajto e Salar de Capur . Já foi preenchido por um grande lago de 31 quilômetros quadrados (12 milhas quadradas) conectado ao Salar Purisunchi. 

A planície salgada é limitada a oeste por Caichinque e a leste por Cerro Medano . Esta última é uma montanha com tons marcantes de cinza e marrom, que contrastam bem com o branco cintilante da superfície do salar. Além disso, lagoas coloridas margeiam suas margens. Uma importante escoada lávica do complexo vulcânico de Caichinque formou dois lóbulos que avançaram para o Salar de Talar. Os depósitos de sal na planície de sal têm formas poligonais. 

O clima da região é árido, com precipitação média anual de cerca de 150 mm. O Salar de Talar faz parte da ecorregião da puna seca andina central , que nesta zona é caracterizada por vegetação de capim tussock.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *