Anota aí essa lista de filmes sobre viagem para você se inspirar

27 filmes inspiradores sobre viagem

Além de retratar histórias verdadeiras e fictícias, os longas trazem também questionamentos sobre a nossa própria existência, fazendo com que surjam momentos de reflexão em relação às escolhas que fazemos e a maneira como enxergamos a vida.

Walter Mitty leva uma vida cheia de aventuras e experiências memoráveis…apenas na sua imaginação. Trabalhando como editor de imagens da consagrada revista norte-americana Life, se vê numa situação de risco no emprego e para reverter a situação, inicia uma grande jornada do tamanho de seus sonhos, passando por paisagens deslumbrantes do outro lado do mundo.

A história de Elizabeth inspira mulheres ao redor do mundo todo. Depois de se dar conta dos problemas em seus relacionamentos amorosos, ela resolve viajar em busca do autoconhecimento. Depois de largar emprego, amigos e marido, parte rumo a Índia, Itália e Bali, para viver grandes e únicas experiências em meio a novas culturas.

Um grupo de aposentados britânicos viaja para a Índia com a ideia de morar no que acreditam ser um recém reformado hotel, mas o lugar não é tão luxuoso quanto parecia nos anúncios. Aos poucos, se entregam ao lugar e descobrem seus encantos.

Baseado em fatos reais, o filme conta a jornada de Che Guevara enquanto era um jovem estudante de medicina em 1952, quando resolve viajar pela América do Sul com o amigo Alberto Granado. A viagem feita de moto acaba depois de oito meses, quando o veículo quebra. Assim, a dupla começa a explorar as cidades com ajuda de caronas e longas caminhadas. O longa traz belas imagens da Argentina, Chile, Peru, Venezuela e Colômbia.

Um mochileiro está em Bangkok, capital da Tailândia, quando encontra um mapa para uma ilha secreta. Intrigado, ele se une a um casal de franceses que conheceu no hotel, e embarca numa jornada em busca da praia de Maya Bay, cenário encantador do longa-metragem.

Bob e Charlotte são dois norte-americanos que, por motivos distintos, estão em Tóquio e acabam se conhecendo no bar do hotel onde estão hospedados. Entediados, passam a se encontrar para explorar a cidade, conversar e passar um tempo juntos, o que resulta numa grande amizade.

Após a morte do pai, três irmãos que não se falavam há mais de um ano decidem se aventurar juntos numa viagem por toda a Índia. Com imprevistos no meio do caminho, ficam perdidos no deserto com apenas suas 11 malas, mudando o rumo da aventura. O filme explora temas como reconciliação, autoconhecimento e amizade.

Baseado no livro de Jack Kerouac, o filme retrata a viagem de Sal Paradise, um escritor que acabou de perder o pai. Quando conhece Dean Moriarty e Marylou, o rumo de sua vida muda, literalmente. O trio passa a viajar pelas estradas do Estados Unidos em busca de liberdade e fuga de todos os tipos de regras.

Duas amigas norte americanas viagem para Barcelona e lá conhecem um artista divorciado e sedutor. A história é cheia de surpresas e novas experiências, especialmente quando surge a ex-mulher problemática do artista, que aparece de surpresa.

O filme conta a história de Tom, um médico norte-americano que vai à França por um motivo trágico: a morte do filho, que fazia o trajeto “O Caminho de Santiago”. Ao invés de voltar para casa, ele decide honrar o filho e cumprir sua jornada, numa peregrinação inesquecível e inspiradora.

Com 18 aclamados diretores internacionais envolvidos, o filme fala sobre amor, em especial sobre o amor por Paris. Recheado de beleza e histórias, o longa mostra situações de alegria, separação, encontros inesperados e novas experiências dentro do cenário encantador da Cidade da Luz.

Vincent sofre de síndrome de Tourette e vai para uma instituição onde convive com pessoas de dificuldades distintas. Junto com dois amigos, fogem rumo a uma grande aventura na Itália, onde o jovem Vincent vai realizar o último desejo de sua falecida mãe.

Em meio a momentos difíceis, como a morte da mãe e o fim do casamento, Cheryl está desolada. Depois de passar por momentos destrutivos e se entregar às drogas, resolve pegar a trilha de Crest Pacific sozinha, caminhando por mais de mil milhas por conta própria. O caminho é cheio de dificuldades, novas amizades e redenção.

Baseado na história real de Christopher McCandless, o filme retrata a jornada de um jovem que aos 22 anos decide largar tudo para se aventurar no Alasca. Em meio a natureza selvagem, resgata os verdadeiros valores da vida e realiza o sonho de liberdade na sua mais pura forma, abandonando inclusive todo o seu dinheiro, que foi doado para a caridade.

Confrontado com sua mortalidade, Ben Tyler compra uma motocicleta e embarca numa viagem pelo Estados Unidos, deixando seu emprego e sua noiva para trás. Em busca por viver intensamente, cria novas perspectivas para si mesmo ao longo da jornada inesquecível.

No clássico de 1980, Snoopy e sua apaixonante turma tem a chance de sair do lugar-comum. Charlie Brown, Linus, Marcie e Patty Pimentinha são selecionados para algumas semanas de intercâmbio na França. O cachorro e o passarinho Woodstock se juntam ao passeio cheio de mistério, intriga e um pouquinho de romance juvenil.

O divertido filme de 2004 dança entre a inocência adolescente e a sede por aventura de um jovem adulto. Na comédia, Scott acaba descobrindo que um amigo virtual de Berlim é, na verdade, uma bela garota. Com os hormônios lá no alto, ele logo convoca os amigos para irem até a Europa, o que resulta em situações estranhar e cômicas, no melhor estilo besteirol americano.

No filme argentino acompanhamos a jornada de Sebástian, um motorista particular que, precisando de dinheiro, aceita a oferta do muçulmano Jalil para cruzar a estrada de Buenos Aires a La Paz, na Bolívia. O caminho é longo, mas cheio de aprendizados e choques culturais.

O ator Dev Pattel (de “O Grande Hotel Budapeste” e “Lion”) parece adorar uma aventura, né? No filme A Estrada Interior, acompanhamos Vincent, um jovem com Síndrome de Tourette, condição neurodiversa que envolve movimentos e sons repetitivos ou indesejados. Quando a mãe dele morre, os sintomas se agravam e ele acaba sendo internado. É na clínica que convence dois novos amigos a viajarem para espalhar as cinzas de sua mãe em um lugar legal.

Robert Redford interpreta um ator norte-americano que passa 20 anos na Inglaterra e decide voltar ao seu país natal. Com sede de aventura, ele convida um grande amigo para percorrerem juntos a Trilha dos Apalaches, que tem 3.500 km de extensão, atravessando 14 estados do EUA.

Adaptação do clássico literário norte-americano “O Chamado de Floresta” (The Call Of The Wild, Jack London, 1903); a 20th Century Fox traz para o cinema a história de Buck, um cão de grande coração cuja feliz vida doméstica é virada de cabeça para baixo quando, subitamente, é tirado de sua casa na Califórnia e levado para o exótico e selvagem rio Yukon, no Alasca, durante a corrida do ouro em 1890. Como novato na equipe de cães puxadores de trenós – se tornando mais tarde o líder da matilha – Buck vive a aventura de sua vida, encontrando seu verdadeiro lugar no mundo e se tornando seu próprio mestre.

O que acontece quando amigas reais se reúnem para fazer um filme? Muita zoeira, é claro. As atrizes comediantes, que são ex-integrantes do programa Saturday Night Live, vão para o Vale do Napa, região que concentra a produção de vinhos na Califórnia, para celebrar os 50 anos de uma delas. Ao longo da jornada, as personagens trazem à tona suas questões conflituosas, como o medo de envelhecer e os padrões que a sociedade impõe às mulheres mais maduras. Tudo com boas doses de comédia, para não perderem o costume.

Em um antigo ônibus escolar adaptado, um casal e seu fiel cachorro coloca o pé na estrada rumo a uma aventura por países da América do Norte. A jornada passa pelo Canadá, Alasca e chega até o México. Paisagens cênicas e a transformação de um veículo em um lar estão documentados nessa aventura a três.

A proposta da série original da Netflix é inusitada e curiosa. O humorista Jack Whitehall leva seu próprio pai careta, Michael, para desbravar o mundo e ter experiências que jamais teria sozinho. Ao longo dos episódios, o público acompanha as aventuras da dupla, que pratica ioga sem roupa em Los Angeles, passam pela alucinada festa da Lua Cheia em Bangkok e encaram uma ida à Chernobyl, onde aconteceu o maior acidente nuclear da história da humanidade.

Um dos apresentadores norte americanos mais famosos do mundo, Conan O’Brien resolve compartilhar com os espectadores suas aventuras mundo afora. Na série com capítulos divididos por país podemos ver suas experiências enólogas na Itália, as bebedeiras de rum em Cuba e uma visita politizada ao Haiti para que os moradores enviem recados a Donald Trump, o presidente que insultou a população haitiana em um de seus discursos preconceituosos e ignorantes.

Comida de rua é parte da viagem de muita gente, além de ser uma maneira de conexão cultural, um abraço aos costumes locais. Nessa colorida e deliciosa série podemos conhecer um pouquinho das pessoas e dos sabores que compõem a culinária ao redor do mundo, com início em países da Ásia como Índia, Japão e Taiwan.

Nessa série, um punhado de celebridades sortudas embarcam numa saborosa viagem ao lado do chef David Chang para desbravarem a cultura, a comida e a identidade de alguns lugares, como Camboja e Vancouver. Bom papo, receitas e memórias compartilhadas constróem os episódios.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *