Pico do Rinoceronte
Siderópolis
Você ainda não conhece o Pico do Rinoceronte em Bom Jardim da Serra?
A Serra Catarinense é uma região repleta de cenários deslumbrantes e neste post vamos falar sobre um lugar que nos encanta profundamente: O Pico do Rinoceronte, em Bom Jardim da Serra.
Tripparadois | Foto: Reprodução Instagram
A cidade
Bom Jardim da Serra é a primeira cidade serrana que você vai chegar se acessar a região através da Serra do Rio do Rastro. Boa parte do seu território está na linha que separa a Serra da Planície, portanto com muitos e belíssimos cânions e encostas. Entre eles, o Pico do Rinoceronte.
Rotas para seguir de Florianópolis a Bom Jardim da Serra, uma subindo a Serra do Rio do Rastro, outra pela BR 282 Rotas para seguir de Florianópolis a Bom Jardim da Serra, uma subindo a Serra do Rio do Rastro, outra pela BR 282
Rotas de Florianópolis a Bom Jardim da Serra – fonte Google maps
Além da Serra do Rio do Rastro, você pode chegar a Bom Jardim da Serra por outros caminhos. Nos dias da nossa viagem, a Serra estava bloqueada para obras e para a realização de uma corrida, então escolhemos o caminho passando por Urubici, saindo da Grande Florianópolis pela BR 282. Para planejar sua viagem é importante verificar a situação da Serra.
O Pico do Rinoceronte
O local, também chamado de Rincão Fino, recebe este nome pois é uma formação rochosa que lembra a cabeça de um rinoceronte. Está localizado no interior de Bom Jardim da Serra, já bem próximo a divisa com o Rio Grande do Sul, na cidade de São José dos Ausentes. Só é possível chegar ao local através de trilha, partindo de Bom Jardim da Serra ou de Siderópolis. Partindo de Siderópolis, prepare-se para encarar mais de 1000 metros de subida.
A trilha e o pico estão localizados na área da Fazenda dos Papagaios e são cobradas taxas, mesmo que a trilha seja realizada partindo de Siderópolis.
Para a trilha, bate e volta, em Setembro de 2021 pagamos R$ 20,00 por pessoa. Há também duas possibilidades de acampamento: acampar próximo ao pico, ou na área próxima a fazenda, ambos R$ 40,00 por pessoa e nos dois casos, não há uma estrutura de camping. A diferença é que na fazenda você vai estar próximo ao carro, e no pico vai precisar levar a estrutura necessária na mochila.
Fique atento às orientações do proprietário sobre o local para acampar próximo ao pico, pois é uma região que venta muito e pode colocar sua vida em risco. Mesmo ponto que merece atenção, mesmo se não for acampar porque o local é um precipício e uma queda pode ser fatal.
Outra questão é quanto às fogueiras. A orientação é não fazer fogo, pois é um tipo de vegetação na qual o fogo pode se espalhar com facilidade.
Criador(a) de conteúdo digital
Enzo & Keila
🇹 🇷 🇦 🇻 🇪 🇱 🇨 🇴 🇺 🇵 🇱 🇪
INSPIRAMOS VOCÊ A VIVER EXPERIÊNCIAS INCRÍVEIS
⬇️ Nos siga em outros canais ⬇️
linkr.bio/Tripparadois
Analista de Sistema por formação, empresário no ramo de equipamentos outdoor, expectador das belezas naturais na fauna e flora no Brasil e positivista pela Equidade numa sociedade relativista.