Trilha para iniciante em Paranapiacaba
dicas para queM deseja conhecer a natureza de perto
Paranapiacaba
santo andré | são paulo
Paranapiacaba é um distrito do município de Santo André, no estado de São Paulo, no Brasil. Surgiu como centro de controle operacional e residência para os funcionários da companhia inglesa de trens São Paulo Railway, companhia que operava as estradas de ferro que realizavam o transporte de cargas e pessoas do interior paulista para o porto de Santos e vice-versa.
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Dica
Trilhas pela antiga vila inglesa de Paranapiacaba – SP, Brasil
São Paulo
município de Santo André, São Paulo – Brasil (cerca de 50 km da capital paulista)
Nível
Trilha considerada nível fácil para moderado com aproximadamente 2 horas
história
Por concessão, um grupo inglês explorou o sistema ferroviário na Serra do Mar. E o primeiro sistema implementado foi o sistema funicular: com cabos e máquinas fixas. A primeira linha, com onze quilômetros de extensão, foi inaugurada em 1867 pelo grupo São Paulo Railway. Ela começou a ser construída em 1862 e teve como um dos maiores acionistas e idealizadores o lendário Barão de Mauá. Em 1859, ele chamou o engenheiro ferroviário britânico James Brunlees, que veio ao Brasil e deu viabilidade ao projeto. A execução de tal projeto foi de responsabilidade de outro engenheiro inglês, Daniel Makinson Fox. Um ponto curioso é que pela instabilidade do terreno, a construção da estrada de ferro foi quase artesanal. Não se utilizou explosivos por medo de desmoronamento. As rochas foram cortadas com talhadeiras e pequenas ferramentas manuais. Paredões de até 3 metros e 20 centímetros de altura foram construídos ao logo do traçado da estrada de ferro. A segunda linha começou a funcionar em 1900.
Além de dar mais força ao sistema, os cabos e as máquinas fixas economizam energia para a operação dos trens.
No entanto, vários acidentes eram registrados, principalmente pelo rompimento dos cabos. Havia uma espécie de freio, a tenaz, que agarrava os cabos para evitar a saída dos trens dos trilhos. Nem sempre o sistema, no entanto, funcionava de maneira satisfatória. Em 1956, um grande acidente foi evitado pelo maquinista na época, Romão Justo Filho, nascido em Paranapiacaba no mês de março de 1911, filho de maquinista também. Se a composição descarrilasse, cerca de 150 pessoas poderiam perder a vida. Através da utilização correta do sistema da tenaz, Romão foi “agarrando” aos poucos o cabo até que o trem parasse.
Os cabos do locobreque levavam desenvolvimento e riqueza para a região do ABC Paulista e de Santos. Tanto é que a companhia inglesa criou em 1896 uma vila essencialmente de ferroviários, com construções de madeira no estilo inglês. Em 1907, a Vila foi chamada de Paranapiacapa, mas até 1945 a estação continuou a ser chamada de Alto da Serra. A Vila possuía todos os recursos da época para os maquinistas, fiscais e “foguistas” – responsáveis pela alimentação da fornalha da máquina fixa e da máquina dos trens.
Além de um mercado, de um posto de saúde, de um vagão-ambulância e até um vagão funerário, onde o velório era feito dentro da composição entre Santos e Paranapiacaba, os funcionários possuíam um centro de recreação, o União Lira Serrano, e um Campo de Futebol. No União Lira Serrano eram exibidos filmes, shows musicais e realizados bailes temáticos.
A concessão da linha da Serra do Mar não foi apenas glórias e desenvolvimento. Fatos até hoje não explicados satisfatoriamente marcaram a história dos trilhos por onde circularam os Locobreques. Exemplos são os incêndios da Estação da Luz, dois dias antes da primeira etapa da concessão dos ingleses terminar, em 1946, e na velha estação de Paranapiacaba, em 1981. Antes mesmo do incêndio, a estação já havia sido desativada em 1977 e substituída pelo prédio atual. O relógio estilo inglês foi poupado no incêndio e deslocado para uma torre mais alta que a anterior.
Nos dois incêndios, tanto na Estação da Luz quanto em Paranapiacaba, a suspeita principal é de motivação criminosa.
Milhões de reais foram gastos para a reconstrução da Estação da Luz, que passou por décadas ainda sentido os efeitos do incêndio. Tanto é que ela teve de ser restaurada. A obra de restauração completa foi entregue somente em 2004, data dos 450 anos da cidade de São Paulo. A Estação da Luz teve três etapas fundamentais: Ela foi inaugurada em 1867, num pequeno prédio na região central da capital paulista. A demanda de passageiros foi aumentando aos poucos, e cerca de 15 anos depois o pequeno prédio foi demolido e um outro maior foi construído. A cidade crescia muito rapidamente e a estação teve de aumentar ainda mais. Em 1890 começaram as obras da estação na configuração atual. Em 1900, o segundo prédio antigo foi demolido e em 1901, a nova estação foi inaugurada. Obras constantes de modificações e ampliações foram realizadas ao longo das décadas na Estação da Luz, já que além da demanda de passageiros ser maior, o número de linhas férreas urbanas também cresceu. Antes mesmo do Locobreque, na Serra do Mar, uma primitiva máquina de madeira, também tracionada por cabos fazia o transporte entre os cinco patamares. Era a Serrabreque.
Durante a operação da Serrabreque, Barão de Mauá era um dos administradores. Posteriormente, na vila de Paranapiacaba, os ingleses, no alto de uma subida, construíram uma mansão, que servia de centro de controle operacional. Apelidada pelos ferroviários de “Castelinho”, a posição do local proporcionava uma privilegiada visão do sistema e de toda a estrutura da vila de Paranapiacaba. O sistema ferroviário da Serra do Mar era composto por diversos túneis, que eram alvos de lendas e histórias assombradas disseminadas pelos próprios ferroviários. Algumas dessas lendas tiveram origem no fato de muitos operários terem morrido na construção desses túneis.
fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Paranapiacaba
caracte
risticas
A vila foi centro operacional e residência de funcionários da companhia inglesa de trens São Paulo Railway que operava a estrada de ferro transportando cargas e pessoas do interior paulista até Santos e vice versa em meados de 1870. O Parque Natural Municipal Nascentes de Paranapiacaba possui diversas trilhas pela área de mata atlântica ligadas a sua história. As trilhas são tranquilas e vira e mexe acompanhadas pela característica neblina inglesa. O acesso às trilhas só é permitido com a condução de guias cadastrados.
Itens essenciais: blusa de preferência impermeável (ou capa de chuva) pois a precipitação é uma das mais altas da região metropolitana de São Paulo, água potável, lanches e seu kit de trilhas..
Data:Novembro/2015
Existe diversas trilhas de nível fácil
A Trilha da Água Fria, que está dentro do Parque Natural Municipal Nascentes de Paranapiacaba (PNMNP) é uma trilha curta, onde percorremos alguns metros às margens de um lindo riacho que nos levará à uma pequena queda d’água conhecida a décadas por Cachoeirinha da Água Fria.
Circuito da Água Fria
Trilha da Água Fria
Este passeio consiste em fazermos 2 trilhas no mesmo roteiro, sendo: a Trilha da Água Fria e a Trilha da Pontinha. Boa parte da caminhada é por uma estradinha de terra batida, que foi aberta em 1862 pelo fundador da “Parte Alta de Paranapiacaba”, e é utilizada até hoje na ligação de Paranapiacaba à Mogi das Cruzes. A Trilha da Água Fria, que está dentro do Parque Natural Municipal Nascentes de Paranapiacaba (PNMNP) é uma trilha curta, mas muito bonita, onde percorremos um trecho às margens de um lindo riacho de águas cristalinas, sombreado por árvores antigas de nossa Mata Atlântica.
Trilha da Pontinha
A Trilha da Pontinha, também dentro do Parque Natural Municipal Nascentes de Paranapiacaba é uma agradável caminhada, adornada de belas árvores, como manacás, Imbaúbas, bromélias diversas, aves de várias espécies, etc. Nessa caminhada chegaremos a uma refrescante “piscina natural” formada pelo represamento de uma parte do rio por moradores antigos. Nesse ponto faremos uma pausa, para se recompor as energias e ainda aproveitar a oportunidade de banhos, mergulhos e muita diversão. O transbordamento da represa construída pelos ingleses, no Século XIX, forma uma cascata artificial, muito interessante!!
novembro 2015
Paranapiacaba
Santo André | SP
Mais algumas imagens para mostrar a beleza dessa cidade rústica cheia de aventuras. Vejam:
PRESERVE A NATUREZA