Serra Dos Órgãos - Teresópolis/rj
É um dos melhores locais do país para a prática de esportes de montanha, como escalada, caminhada, rapel e outros; além de ter fantásticas cachoeiras. O Parque tem a maior rede de trilhas do Brasil. São mais de 200 Km de trilhas em todos os níveis de dificuldade: desde a trilha suspensa, acessível até a cadeirantes, até a pesada Travessia Petrópolis-Teresópolis, com 30 Km de subidas e descidas pela parte alta das montanhas.
Entre as escaladas destacam-se o Dedo de Deus, considerado o marco inicial da escalada no país, e a Agulha do Diabo, escolhida uma das 15 melhores escaladas em rocha do mundo.
Foi criado em 1939 para proteger a excepcional paisagem e a biodiversidade deste trecho da Serra do Mar na Região Serrana do Rio de Janeiro. São 20.024 hectares protegidos nos municípios de Teresópolis, Petrópolis, Magé e Guapimirim.
O Parque abriga mais de 2.800 espécies de plantas catalogadas pela ciência, 462 espécies de aves, 105 de mamíferos, 103 de anfíbios e 83 de répteis, incluindo 130 animais ameaçados de extinção e muitas espécies endêmicas (que só ocorrem neste local).
Sede Teresópolis
A entrada principal do Parque Nacional da Serra dos Órgãos fica na área urbana de Teresópolis, na Avenida Rotariana s/nº (que interliga a BR 116 Rio-Bahia, na altura do km 89,5 à cidade), com acesso bem sinalizado. A entrada do parque fica ao lado da ponte sobre o Rio Paquequer, na entrada da cidade, próximo ao Mirante do Soberbo e ao Portal da Cidade.
Na BR 116, sentido Rio-Teresópolis, na altura de Magé, existe a praça do pedágio administrado pela CRT, com cobrança bidirecional. Há cobrança de pedágio também no sentido Teresópolis-Magé-Teresópolis.
Maquete e Sala Interativa
Entre as atrações estão a maquete com animação e áudio explicando as características do Parque e destacando os principais pontos, reproduções de animais e computadores com apresentação multimídia e jogos temáticos.
Na sala interativa é possível ouvir os cantos de aves e vocalizações de mamíferos ou aprimorar a capacidade de ver os animais na floresta.
O Centro de Visitantes conta, ainda, com cafeteria e loja de lembranças, com camisetas bordadas, livros, suprimentos para passeios no Parque e outras lembranças.
Piscina de Águas Naturais e Área de Pique Nique
A Piscina de águas naturais é uma das mais tradicionais atrações do PARNASO. Muito procurada no verão, ela compõe um belo cenário para piqueniques e atividades recreativas no frio inverno da serra.
A área de lazer para os visitantes na parte baixa da Sede Teresópolis é toda sinalizada e possui estacionamento. A 100 metros da portaria o rio Paquequer proporciona um gostoso banho de cachoeira, um pouco acima está a piscina de pedra.
A trilha do Caxinguelê, cortada pelo Rio Paquequer, é um passeio leve e agradável, onde o visitante entra em contato com a natureza. Quem passa o dia no Parque não pode deixar de conhecer os bosques Santa Helena e da Colina, projetados pelo arquiteto e paisagista Ângelo Murgel, com refúgios, muita sombra, mesas e bancos de pedra para piquenique e banheiros.
inspiração
É um privilégio ter você aqui. Compartilha sua aventura com @trekkingestilodevida e faça parte da nossa família #trekkingestilodevida pelo mundo!
RE
LA
TO
E essa sessão de cliques da minha parça @luiza_natividade ? Eu amo todas as fotos. Horas depois caiu o mundo, mas a chuva não destruiu o nosso Rolê.
Foto Por @alex_mayfel