Recrie. Reimagine. Restaurar! O poeta Jordan Sanchez clama por um mundo mais verde
Jordan Sanchez , a caneta e a voz por trás do poema evocativo deste ano para o Dia Mundial do Meio Ambiente , sempre garante que sua poesia misture urgência com esperança. Embora o assunto geralmente seja sério – clima, raça e controle de armas – ela deixa os ouvintes com um apelo à ação e a mensagem de que as coisas podem melhorar.
“Quero que as pessoas entendam que a situação em que estamos é grave, mas sempre há algo que podemos fazer, temos que permanecer positivos e temos que agir”, disse Sanchez, 19.
Década da Restauração do Ecossistema
O Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) pediu a Sanchez, que estuda física na Universidade de Harvard, um poema para marcar o Dia Mundial do Meio Ambiente de 2021. O resultado – uma peça falada intitulada – ‘Recrie. Reimagine. Restaurar!’ – é um poderoso apelo à ação, lembrando aos ouvintes que devemos parar de saquear e começar a proteger os recursos do planeta. Ele está vinculado à Década da Restauração do Ecossistema , uma iniciativa da ONU para prevenir, deter e reverter a degradação dos ecossistemas em todo o mundo.
Sanchez, que nasceu e foi criado no Bronx, na cidade de Nova York, e vem de descendência porto-riquenha, congolesa e togolesa. Ela ganhou destaque pela primeira vez quando foi finalista do Programa Climate Speaks de 2019 . Seu poema nesse evento, intitulado ‘Negação do Clima’, fala dos perigos das mudanças climáticas: “Nossas águas azuis que fingíamos amar, sufocadas com o plástico que jogamos fora”, mas também implora a todos que se envolvam: “Vejam, grande os problemas são feitos de pequenos e as soluções são iguais. Eles começam nesta sala. ”
Ela se inspira em seu herói Amanda Gorman . “Ela acabou de se formar em Harvard e nós duas somos mulheres negras”, disse Sanchez. “Ver ela recitando poesia na inauguração foi tão legal.”
Jordan Sanchez
Quero que as pessoas entendam que a situação em que estamos é grave, mas sempre há algo que podemos fazer, temos que permanecer positivos e temos que agir.
Como uma mulher negra e hispânica, Sanchez está especialmente preocupada com a justiça ambiental. Ela viu como as pessoas de cor são desproporcionalmente afetadas pelo impacto da mudança climática, geralmente porque vivem em áreas mais pobres. “Muitas vezes somos os primeiros a ser atingidos por um desastre e os últimos a serem salvos”, disse ela.
Sanchez gostaria de ver seu poema para o Dia Mundial do Meio Ambiente inspirar ação, para que possamos deixar o mundo melhor do que o encontramos.
Como diz seu poema: “Somos uma fração de segundo na vida da Terra. No entanto, ela é a nossa única tábua de salvação. “
resenha
A Assembleia Geral das Nações Unidas declarou os anos de 2021 a 2030 a Década das Nações Unidas para a Restauração do Ecossistema. Liderada pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente e pela Organização para a Alimentação e Agricultura, a Década das Nações Unidas tem como objetivo prevenir, deter e reverter a degradação dos ecossistemas em todo o mundo. Esta chamada global para a ação será lançada em 5 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente. A Década da ONU reunirá apoio político, pesquisa científica e musculação financeira para intensificar massivamente a restauração com o objetivo de reviver milhões de hectares de ecossistemas terrestres e aquáticos. Visite www.decadeonrestoration.org para saber mais.
Foto: Michael Kruk / 24 de maio de 2021
Por