CHAPADA DIAMANTINA
No coração da Bahia tem história, belas paisagens, trilhas e quedas d’água de lavar a alma.
A Chapada Diamantina reúne diversos atrativos naturais e culturais, no coração do Estado da Bahia. Roteiro certo para quem busca paz e tranquilidade ou para quem está atrás de história e aventura.
A vasta Mata Atlântica, campos floridos e planícies de um verde sem fim dividem a paisagem com toques de caatinga e cerrado. Imensos paredões, desfiladeiros, cânions, grutas, cavernas, rios e cachoeiras completam o cenário de rara beleza da Chapada.
Marcado por sua beleza, e por concentrar uma grande diversidade natural o Parque Nacional da Chapada Diamantina foi criado no ano de 1985 dentro de uma área de 152 mil hectares e está situado na região Central do estado da Bahia.
A Chapada Diamantina é um dos destinos turísticos mais procurados da Bahia e reúne diversas opções de lazer em meio à natureza exuberante com várias espécies de fauna e flora e paisagens naturais de tirar o fôlego. São grutas, desfiladeiros, cavernas, canyons, cachoeiras e rios. O Parque Nacional da Chapada Diamantina é formado por vários municípios e dentre os mais conhecidos estão Lençóis, Andaraí, Palmeiras e Mucugê, além de simpáticos vilarejos onde se concentram as inúmeras belezas naturais e os pontos turísticos da Chapada Diamantina Bahia.
Atrações turísticas
A vegetação presente na Chapada Diamantina é deslumbrante e permite ao visitante se aventurar por toda a região. O destino é perfeito para quem gosta de aventuras. São espécies da caatinga semiárida em meio a montanhas, onde o turista pode desbravar grutas, conhecer antigas trilhas de garimpeiros, se banhar nas enormes cachoeiras do Parque e ainda respirar um verdadeiro ar puro das montanhas. Dentre as principais atrações turísticas da Chapada Diamantina estão a Cachoeira da Fumaça e seus 380 metros de queda livre, o Poço Encantado e o Morro do Pai Inácio. A Cachoeira da Fumaça é uma das mais famosas do Brasil e o ponto de partida para chegar à cachoeira é o Vale do Capão através de uma trilha de sete quilômetros. Já o Poço Encantado fica na cidade de Itaitê e está entre um dos pontos turísticos mais procurados da Chapada. O período indicado para visitar o poço é entre abril e setembro quando acontece o fenômeno que deixa a água com um azul lindíssimo. O Morro do Pai Inácio possui uma trilha de 400 metros ligando o asfalto ao topo do morro. Do pico, situado a 1.150 metros acima do nível do mar, é possível ver as serras do Sincorá, da Bacia e da Chapadinha. O acesso ao Morro do Pai Inácio está a aproximadamente 30 km do centro da cidade de Lençóis e para chegar até o pico é precisa caminhar por cerca de cinco horas.
Como chegar
Impossível descrever tantas belezas naturais da Chapada Diamantina e para sentir a emoção verdadeira da aventura é preciso visitar o Parque e suas principais atrações. A cidade que mais apresenta infraestrutura é Lençóis e conta com excelentes dicas de Pousadas na Chapada Diamantina. Além de dicas de hospedagem, Lençóis tem também restaurantes, agências e comércio em geral. Nas demais cidades da Chapada, como Andaraí também se pode encontrar Pousada na Chapada Diamantina. Se você ficou com vontade de conhecer a Chapada Diamantina, saiba que a partir de Salvador com transfer aéreo com destino a Lençóis e tempo de viagem de 45 minutos. Além do transfer aéreo, há ônibus com saídas diárias e tempo de percurso de sete horas. Venha de aventurar nas lindas paisagens da Chapada Diamantina!
Trekking no Vale do Pati
A Travessia do Vale do Pati é considerada por muitos o trekking mais bonito do Brasil. Se você gosta de uma boa caminhada este trekking irá marcar sua vida. As experiências vividas durante estes 8 dias são únicas e com certeza não sairão da sua memória. Nos sentimos pequenos diante da grandeza e beleza das paisagens. A simplicidade da vida dos moradores do Pati nos faz refletir os significados da vida. Este é o roteiro mais antigo da Chapada Diamantina, foi desenvolvido há mais de 20 anos, tornando possível outra fonte de renda para a comunidade que era dependente do cultivo do café até a criação do Parque Nacional. Este roteiro é ideal para quem gosta de grandes caminhadas de dia inteiro, aventura e lindas paisagens. Sinta essa emoção e contemple as paisagens únicas e mais bonitas da Chapada Diamantina.
Este roteiro é indicado para pessoas que praticam atividade física regularmente, que já tiveram alguma experiência em caminhadas de longo curso e que desejam explorar as mais belas paisagens da Chapada Diamantina com as próprias pernas. As caminhadas são consideradas intensas, pois são repletas de subidas e descidas íngremes, travessias de rios, trechos com pedras soltas e terrenos irregulares. Alguns dias com caminhadas longas, de dia inteiro e o cliente tem que levar numa mochila cargueira todos os seus pertences. Os pernoites durante o trekking no Vale do Pati são feitos em casas de nativos, que oferecem quartos e banheiros coletivos e deliciosas refeições típicas, sempre muito elogiadas. Este roteiro não é indicado para pessoas sedentárias ou inexperientes em longas caminhadas.
Crédito Mardson Ricardo