Por que a lua está encolhendo e qual o impacto desse fenômeno em futuros pousos?

“Risco Sísmico” Descoberto pela NASA na Lua Pode Ameaçar Missões de Pouso Humano. De acordo com uma nova pesquisa da NASA, foi identificado um “risco sísmico” na Lua que pode prejudicar futuras missões de pouso humano que são aguardadas com grande expectativa.

Uma nova pesquisa da NASA identificou um “risco sísmico” na Lua que pode prejudicar futuras e altamente esperadas missões de pouso humano.

Imagem capturada na plataforma Canva

O núcleo quente da lua tem diminuído

O núcleo quente da lua tem diminuído gradualmente à medida que esfria, o que faz com que a superfície da lua desenvolva rugas que podem levar a tremores e deslizamentos de terra.

Esses tremores, chamados de terremotos lunares, estão sendo observados na área polar sul da Lua – uma região que o administrador da NASA, Bill Nelson, descreveu como sendo “marcada por crateras profundas” – que também fica muito longe dos locais de pouso usados ​​pelas missões Apollo há mais de 50 anos. atrás.

“Isso diminui a quantidade de área que você pode realmente pousar e utilizar”, acrescentou Nelson sobre as crateras que têm mais de 4,2 quilômetros de profundidade.

Esse local também é muito mais acidentado do que o Mar da Tranquilidade, onde Neil Armstrong deu um salto gigante.

Afinal, a zona sul foi formada há cerca de 3,6 bilhões de anos por um “objeto que colidiu violentamente com a superfície lunar”, de acordo com a NASA , que usa medidores sísmicos instalados pela Apollo para ler a atividade ali e em outras áreas.

Em agosto, a espaçonave indiana Chandrayaan-3 pousou com sucesso perto do pólo sul da lua.

Mas agora, existe a preocupação de que estes terremotos lunares perturbem possíveis zonas de pouso para a missão Artemis III , que historicamente devolverá os astronautas à superfície lunar por uma semana.

Os terremotos lunares são “capazes de produzir fortes tremores no solo”, observa Tom Watters, do Smithsonian Institution.

Watters, que liderou a pesquisa da NASA publicada na semana passada no Planetary Science Journal , acrescentou que este fenômeno pode ser o resultado de eventos que ocorrem em falhas lunares existentes ou potencialmente a criação de novas falhas de “impulso”.

Ele diz que “a distribuição global de falhas de empuxo jovens, seu potencial para serem ativas e o potencial para formar novas falhas de empurrão” precisa ser mantido em mente ao planejar o desenvolvimento de postos avançados permanentes na Lua – provavelmente um elemento-chave para a missão da NASA. missões para exploração do espaço profundo.

Além de tudo isso, a NASA afirma que Artemis III já é “um dos empreendimentos mais complexos de engenharia e engenhosidade humana na história da exploração do espaço profundo”.

Agora, a co-autora da investigação, Renee Weber, do Marshall Space Flight Center da NASA em Huntsville, Alabama, apela à recolha de “novos dados sísmicos” em toda a Lua “para compreender melhor o perigo sísmico que representa para futuras actividades humanas”.

Fonte: https://www.msn.com/pt-br/noticias/ciencia-e-tecnologia/por-que-a-lua-est%C3%A1-encolhendo-e-como-isso-pode-afetar-pousos-futuros/ar-BB1hEekj?ocid=hpmsn&cvid=036e1ed141a44a41c63a266a111d60e5&ei=47

© 2024 Trekking estilo de vida - Todos os direitos reservados

youtube

É um privilégio ter você aqui. Compartilha sua aventura com @trekkingestilodevida e faça parte da nossa família #trekkingestilodevida pelo mundo!

Conheça a Loja Trekking estilo de vida

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *