Cansou de ver paisagens maravilhosas só pelo Instagram? Então saia da telinha e faça as suas malas, porque aqui no Brasil não faltam ótimas oportunidades para fazer cliques invejáveis e viagens inesquecíveis. O Parque Nacional do Caparaó, em Minas Gerais, tem ganhado atenção na rede social e neste post a gente te mostra o porquê.
Parque Nacional do Caparaó, em Minas Gerais, reúne paisagens de tirar o fôlego e cafés especiais
Cansou de ver paisagens maravilhosas só pelo Instagram? Então saia da telinha e faça as suas malas, porque aqui no Brasil não faltam ótimas oportunidades para fazer cliques invejáveis e viagens inesquecíveis. O Parque Nacional do Caparaó, em Minas Gerais, tem ganhado atenção na rede social e neste post a gente te mostra o porquê.
Foto: Wikipedia
Parque Nacional do Caparaó
Serra do Caparaó
Localizado na Serra do Caparaó, na divisa dos estados de Minas Gerais e Espírito Santo, este é um dos destinos mais cobiçados pelos montanhistas brasileiros, afinal, abriga o terceiro ponto mais alto do Brasil, o Pico da Bandeira, a 2.892 metros de altitude. De seu cume é possível avistar outros pontos de interesse da região, como o Pico do Cristal, Pedra Menina e Pico do Calçado. Os aventureiros costumam subi-lo durante a noite e a madrugada para conseguir ver o sol nascer.
acampamentos
Os acampamentos nos arredores dão conta de abrigar a galera adepta ao ecoturismo, mas vale lembrar que em caso de pernoite é necessário reservar com antecedência.
O que fazer
Durante o dia também há muitas trilhas para se fazer, além de visitar as piscinas naturais e as cachoeiras, como a Cachoeira do Aurelio e o Vale Encantado, um de seus principais atrativos. Formado pelo Rio José Pedro e por diversas corredeiras, a montante da Cachoeira Bonita abriga quedas d’água e piscinas naturais a 1.980 metros de altura, garantindo um visual de tirar o fôlego.
Há ainda a Gruta do Jacu, onde estão alguns poços naturais, a Pedra Duas Irmãs, maciço rochoso com cume a 2600 metros de altitude, e o Sítio Histórico, que reúne construções de uma fazenda de café do século passado, como a casa principal, o paiol e o moinho de pedra.
Foto: Wikipedia
Aliás, a cultura cafeeira ainda se faz muito presente em Caparaó, que é referência no assunto. A colheita, de julho a dezembro, pode ser acompanhada na Fazenda Ninho da Águia, que proporciona experiências típicas do turismo rural e já foi premiada duas vezes como a melhor produtora de café especial pela Specialty Coffee Association of America (SCAA). A pousada Villa Januária, além de produzir grãos especiais, também acolhe os hóspedes que acordam com cheirinho da bebida no ar.
Não vá embora sem antes avistar o pôr do sol em Tronqueira. A 9 km do centro da cidade, conta com camping e um mirante que oferece visão privilegiada para o vale do Caparaó.
Foto: Wikipedia
RESERVAS ACAMPAMENTO - FINAIS DE SEMANA
Para agendamentos com data de interesse a partir de junho de 2022, o Parque Nacional do Caparaó (PNC) irá disponibilizar 400 vagas para acampamento somente e exclusivamente em finais de semana.
Serão 200 vagas destinadas à portaria de Minas Gerais, via cidade de Alto Caparaó, sendo 100 vagas para acampamento na Tronqueira e 100 vagas para acampamento no Terreirão. E mais 200 vagas destinadas à portaria do Espírito Santo, via cidade de Pedra Menina, distribuídas em 100 vagas de acampamento na Casa Queimada e mais 100 vagas de acampamento na Macieira.
O acampamento será feito somente e exclusivamente nos finais de semana e mediante agendamento prévio: sexta a sábado ou sábado a domingo. De segunda à sexta não serão oferecidas vagas para acampamento. Não será permitido o Acampamento ou Pernoites sem a reserva antecipada. Não será permitido o pernoite/acampamento por 2 noites seguidas. A reserva deverá ser feita para apenas 1 noite.
O horário inicial da diária de acampamento tem início às 12h e horário final às 10h do dia posterior. Após o horário final, o visitante deverá liberar a área de acampamento.
Cada visitante receberá uma ficha individual de identificação ao se registrar na portaria do PNC. Está ficha será sua credencial de permanência no PNC.
Sempre que solicitado pelos funcionários do PNC, o visitante estará obrigado a apresentar sua ficha de identificação.
Na perda ou extravio da ficha de identificação, o visitante deverá se dirigir imediatamente à portaria do PNC para substituição.
É reservado à administração do PNC o direito de suspender a reserva e/ou solicitar parcialmente ou totalmente a desocupação das áreas de camping sempre que ocorrerem força maior que impliquem nesse procedimento.
Para o acampamento, o visitante deverá realizar o agendamento prévio para o acampamento e ou pernoite em uma das áreas de acampamento do Parque. O agendamento deverá ser feito por meio do preenchimento e envio do formulário abaixo relacionado.
O simples envio do formulário não garante que a solicitação foi contemplada entre as vagas diárias. O solicitante deverá acompanhar a lista de reservas. Apenas os nomes em cor verde têm a reserva confirmada.
Só será permitida uma reserva por pessoa/dia (individual). A reserva é pessoal e intransferível e só é permitido a reserva de 01 noite por solicitação.
O horário inicial de entrada no PNC para acampamento é a partir das 9h. O horário final de entrada no PNC para acampamento é até às 17h. Após às 17h será impedido o acesso do visitante no PNC, mesmo possuindo a reserva confirmada.
O Agendamento pode ser feito para o mês vigente e subseqüente.
A partir de 01 de JUNHO iniciam as Reservas para JULHO.
Como chegar no Parque Nacional do Caparaó
Quem deseja ir ao Parque Nacional do Caparaó pela Portaria de Pedra Menina, localizada no estado do Espírito Santo deve seguir para o município de Dores do Rio Preto – ES.
Quem deseja ir ao Parque Nacional do Caparaó pelo estado de Minas Gerais deve seguir para o município de Alto Caparaó – MG.
No site oficial do parque é possível encontrar as instruções de como chegar, partindo de diversas cidades.