O fogo está descendo a Serra da Mantiqueira, na divisa de São Paulo com Minas Gerais, e segue em direção à mata mais densa. O combate às chamas está sendo feito com helicópteros.
Incêndio na Serra da Mantiqueira já dura quatro dias
Um incêndio na Serra da Mantiqueira completou quatro dias.
O fogo está descendo a Serra da Mantiqueira e segue em direção à mata mais densa. O combate às chamas está sendo feito com helicópteros. Os bombeiros têm dificuldade de chegar até o foco do incêndio.
“Muitos dos pontos onde tem fogo, são áreas muito íngremes, paredões de 90 graus, e não há possibilidade de combate por tropa no solo”, explica o tenente-coronel Carlos Alberto de Camargo Junior, comandante da operação
A região fica na divisa de São Paulo com Minas Gerais. O Pico da Pedra da Mina está localizado na cidade de Queluz e é o mais alto do estado de São Paulo, com 2.800 metros de altitude.
O fogo começou na quinta-feira (16) e, segundo os bombeiros, já queimou uma área equivalente a 530 campos de futebol.
“Além da baixa umidade que nós temos, o calor, a vegetação está muito seca. E isso é muito fácil a propagação”, diz o comandante da operação.
Um estádio de futebol foi transformado na base de operações do Corpo de Bombeiros. É de onde saem os helicópteros e onde é traçada a estratégia de combate ao incêndio.
Voluntários como o Pedro também estão ajudando: “Fazendo trabalho de suporte aos brigadistas, levando comida, cozinhando… utensílios de acampamento, fazendo todo esse apoio para quem está no fogo, na linha de frente.”
atenção
O fogo começou na quinta-feira (16) e, segundo os bombeiros, já queimou uma área equivalente a 530 campos de futebol.
verdadeiros heróis
Post por mantiqueirabem
Gostaríamos de agradecer imensamente os combatentes, que estão trabalhando exaustivamente para conter o incêndio e minimizar ao máximo as proporções desta tragédia.
São eles:
Além das instituições que compõe o comando unificado (APA da Serra da Mantiqueira, @parquenacionaldoitatiaia, @bombeirosmg), @corpodebombeirosdapmesp, Floresta Nacional de Passa Quatro, @refugioserrafina, Instituto SuperAÇÃO, @mindefesa, @exercito_oficial, @fab_oficial, @marinhaoficial do Brasil, @inpe.oficial, Instituto Estadual de Floresta de Minas Gerais, Polícia Militar de Minas Gerais e de São Paulo, Prefeitura Municipal de Passa Quatro, Prefeitura Municipal de Itamonte, Prefeitura de Cruzeiro.
mais informações
O Corpo de Bombeiros @corpodebombeirosdapmesp e o Comando de Aviação da Polícia Militar do Estado de São Paulo estão neste momento no combate ao incêndio florestal na região da Pedra da Mina, Serra Fina em Cruzeiro, que já consumiu cerca de 530 hectares.
Neste momento, o incêndio atinge a face sul da Pedra da Mina, área de desfiladeiros e penhascos, inviabilizando o combate terrestre. Desta forma, 03 (três) aeronaves Águias da Polícia Militar continuaram o combate ao incêndio com a caçamba Bambi-bucket, realizando arremessos de água.
Paralelamente ao combate aéreo, equipes de bombeiros militares estão realizando incursão terrestre pela mata fechada, com o objetivo de chegar a base do Pico e evitar que o fogo atinja novas áreas.
Confira as ações do CB no combate ao incêndio em mata na Serra Fina pelas lente do @felipe.dias85