Expedição ao Pico do Paraná guiado pelo Celso

O Pico Paraná é a montanha mais alta do Sul do Brasil. Localizada entre Campina Grande do Sul e Antonina, na Serra do Mar paranaense, esta é uma das montanhas mais espetaculares do Brasil, tanto por sua beleza cênica quanto por sua história.

Por Myka Oli

Expedição Pico do Parana

O pico Paraná é a montanha mais alta da Região Sul do Brasil. É uma formação rochosa de granito e gnaisse, entre o município de Antonina e Campina Grande do Sul, no conjunto de serra chamado Ibitiraquire, que na língua tupi significa "serra Verde".

 Me colocaram medo, falando que eu não aguentaria por ser no fds seguinte da Serra Fina!
Fiquei receosa e fui com medo, mas que não iria desistir no caminho, coloquei na mochila tudo mínimo e uma champanhe para ao conquistar o cume brindar a vitória, com os meus 44kg minha mochila estava pesando 12kg com 1,5 de água que já levava de casa, e mais 1 garrafa de 1,5 para encher no caminho e uma de 500ml de fácil acesso do lado de fora da mochila para beber na trilha! No primeiro ponto de água, enchi as outras garrafas de água chegando a pesar em média 13,5kg sem precisão! O caminho bem complexo e íngreme, algumas partes com difícil equilíbrio e algum de escalaminhada, algumas partes com grampos, “tipo escadas na rocha” para conquistar as partes de melhor acesso na trilha, que de melhor não sei dizer, porque de todos os lados era precipício. Para quem tinha acabado de sair da SF aquilo ainda estava meio que aceitável, por causa de algumas partes no trajetos onde de um lado era barrancos e noutro barrancos também.

Aniversário da Soraia

Em uma parada conversando com o Celso, responsável por nós guiar nessa trip, junto da sua companheira Soraia, descobrimos que naquele dia era o aniversário de Soraia e então, com a ideia de brindar no topo, teve dupla comemoração! Prometi que a champanhe seria aberta para brindarmos o seu aniversário também, e assim foi!

Eu, Rafael, Adalto e Ítalo chegamos primeiro no cume em 8 Horas e 20 minutos ( refiz as contas, pois tivemos 1 hora parados buscando água ), onde nos possibilitou ainda conseguir lugar para montar a barraca, eu por sorte, entre os arbustos avistei uns 2 metros por 80 centímetros mais ou menos, ao lado de uma barraca verde onde tinha um rapaz chamado Lucas, e com toda educação e simpatia de uma trilheira cansada poderia ter, pedi para ser sua vizinha e logo com um gesto gentil me ofereceu mover a barraca dele para ficar mais confortável a minha naquele espaço de metade grama e metade pedra, mas claro, que a gentileza era tanta, que seria injusto fazer ele se locomover de onde estava para o meu conforto! Montei ali mesmo, e encaixou certinho naquele espaço, um ótimo vizinho, e um ótimo espaço onde pude encaixar minhas costas na parte da grama e as pernas na pedra! Tudo montado juntei os itens do jantar, água, fogareiro, liofilizado e me juntei a galera que chegava a pouco, ainda na luz do por do sol! 

Fui receber Soraia com a champanhe que tinha aberto a pouco para alguns registros fotográficos com a Vanessa e Junio! Entreguei em suas mãos e abracei-a lhe desejando os parabéns pela vitória e pelo aniversário! Iniciamos os preparativos para aquele jantar consagrado e para a minha surpresa, Vanessa, Junio e Mari carregaram pelos 14km de trilha panelas, arroz, frigideira e itens pesados para cozinhar um cuscuz com carne seca e arroz na montanha, com direito a coca cola que eu carreguei também, nunca comi nada parecido na montanha! Ao acabar, fizemos um suco de limão, e para a minha alegria o Jorge, Proprietário da Página Trekking Estilo de Vida, uma página de aventura, me presenteou com uma caneca de sua marca, me pegando de surpresa quando o Rogério me entrega dizendo: Myka, o Jorge te deu a caneca! Gratidão enorme Jorge! Rumo ao sucesso!

Ainda no jantar, o Nosso Surfista Prateado (Anderson, que conheci na ida de Santos para SP no Uber que contratamos juntos) cozinhou seu arroz com atum que cheirava muito bem, mas com tanta opção, não entrava na minha barriga! Hehe. Logo so lado, surge Jorge, Pri, Taty e o seu Pai, fritando calabresa e fazendo um macarrão com molho de tomate bem caprichado, nesse momento pensei, somos doidos mesmo, e além de doidos, Master chefs da montanha!

Expedição Pico do Paraná
Janta no Pico do Paraná

Companheirismo e Gratidão!

Ali, todos reunidos cada um dividindo seu alimento, conversando, rindo e fazendo piadas com a Tapioca do Yudi que até o momento não sabemos em que fim deu, ao olhar para o céu, fomos presenteados com uma lua de sangue, linda, como se estivesse a poucos metros de nós, então, iniciamos os registros e a troca de copos de vinho e assim iniciamos os parabéns da Soraia, com um lindo registro de todo cantando e pulando para ela! Resumidamente, uma noite cheia de amor, união, companheirismo e gratidão!

Ao acordar, eu tinha combinado com o Rafa de sairmos primeiro buscar água pois estávamos com pouca para a descida! Acordei às 6:20 correndo, fiz minha higiene pessoal, arrumei minhas coisa, e separei os itens do café quando fui surpreendida com um bacon com provolone e lombo feito pelo Adalto, Rogério e Anderson, que delícia, até abandonei meu café e minha nutela para saborear um pouco dessa maravilha! Terminamos de tomar café, fui desmontar a barraca, para a descida as 7:00am, tudo certo, fiquei aguardando o Rafael e o Ítalo mas decidimos aguardar todos e iniciarmos juntos! Próximo às 8:00am iniciamos a descida, todos juntos, e assim, os de perna longa foram na frente e os de perna calma mais atrás! E assim, eu Rafael, Ítalo e Adalto novamente, dividindo comida no percurso, Água, mel, queijo que sempre carrego para balancear o sal e o açúcar do corpo, concluímos a descida em 6 horas e 12 minutos, onde nós metros finais eu só pensava em tomar uma coca cola gelada, tomar um banho e comer uma maçã, quase que delirando o caminho todo conversando com o Ítalo, ao chegarmos, o Rafael correu para a cachoeira com o seu pulmão extra, e eu direto para a Van, para separar os itens para banho pois estava sem fila, e o Ítalo comigo, cutucando sua cargueira encontra uma maçã. Quis bater nele, mas agradeço bastante por matar um dos meus desejos de uma pessoa desidratada pós trilha, HAHAHAHA! Tomada banho, com coca cola na mão, almocei, e comi minha maçã, e pronta para descansar recebi o convite da Vanessa, Junio, Jairo, Mari e Yudi para visitar a cachoeira e aceitei, visitamos com o pulmão Extra, mas não entrei por já estar limpinha e cheirosa com preguiça de tomar novo banho, não aguentei ficar muito lá pois os mosquitos estavam de aproveitando das minhas partes expostas! Correndo voltei, pela primeira vez numa trilha correndo fugindo de mosquitos! Chegando ao restaurante novamente tomei mais uma coca na mesa junto do Celso, Soraia, Anderson e Alan. Conversamos sobre o percurso e sobre as pessoas que passaram mal do outro grupo e do Pai da Taty que carregou a mochila de um deles, um pouco mais de 1 hora para o final da trilha onde as pessoas do grupo dele tiraram sarro dizendo que sempre tem alguém no caminho para ajudar, me chateando, pois, recebi os melhores ensinamentos com a Márcia e Rogério ( MEU MALVADO FAVORITO) dos Trilheiros Caiçara, pessoas que admiro profundamente e que não abandonam uma alma para trás, sendo compatível com a minha visão de companheirismo e cuidado nas trilhas!

 

Finalizando nosso assunto, começamos a nos ajeitar para partir, nos despedimos do Rogério e do Alan e Adalto onde seguem para um mochilão do Paraná, para Argentina, Paraguai e se tudo der certo até Uruguai! Desejamos muita sorte e sucesso no trajeto e nos recolhemos para a Van!

Iniciando nossa jornada para SP, onde a minha só terminaria em Itanhaém, mas devido ao trânsito de alguns acidentes na estrada não consegui chegar para pegar o último ônibus e me recolhi na casa da Camila, que é minha irmã do coração e sempre me acolheu nos perrengues da vida!

Chegando na Camila por volta das 00:20am, ficamos conversando até às 2:00am onde me recolhi acordando as 6:30 para partir as 7am sem acordar ngm, combinado com o Uber de sair às 8:00am ele atrasou e chegou por volta às 9:00am me atrasando para o trabalho, mas ok, cheguei em casa cansada, mas viva e com um sentimento muito gostoso de conquista, não só por conseguir o cume e sim por todos conseguirem, eu realmente fiquei muito feliz com o nosso grupo todo conquista-lo, nossa união, nosso apoio e nossa preocupação com o próximo me fez enchergar que são pessoas assim que eu quero na minha vida, pois cada momento de mim um aconchegante sorriso surgia, de alívio e alegria de estar ali com tantas pessoas fantásticas e de coração nobre!

Aos agradecimentos que fiz no grupo, copio e colo para registrar neste breve relato da minha humilde participação nessa trip fantástica de pessoas fantásticas que carrego mais gratidão do que quando iniciamos a trilha! 

* @⁨Celso Oliveira Trilheiros⁩  obrigada por tudo, você e a @⁨Soraia Esposa Celso Trilheiro⁩ são fantásticos! @⁨Rafael Trilheiros Vanessatrilheiros⁩  obrigada pelo convite! Você é demais cara! @⁨Vanessa Trilheiros⁩ e @⁨Junio⁩, minha admiração por vocês só triplica a cada momento que passo junto de vocês!@⁨Rogério Amigos Vanessa Trilheiros Caiçara⁩ @⁨Alan Luz⁩  parabéns pelo companheirismo, vocês abrem nossos olhos de como tudo é possível com apenas uma mochila! @⁨Trekking Estilo De Vida Pág⁩ obrigada pela caneca novamente, foi um prazer imenso conhecer você e a @⁨Pri⁩ ! @⁨Tatty Trilheira Pico Paraná⁩ você e seu pai certamente são a melhor dupla que conheci nessa vida, lindo demais a união de vocês! @⁨Yudi Okumura AMGVanessa Trilheiros⁩ toda a garra e superação valeu a pena ao ver seu sorriso lá em cima cara, parabéns por cada passo e Obrigada por cada gargalhada! @⁨Mari Freitas⁩ Barbie 🌟, Guerreira que mesmo com dor mostrou para muita gente que a coragem e superação vem de dentro, parabéns pela simpatia e pela alegria! @jairo que não tenho o número, companheirismo ao extremo, não conheço ninguém mais unido e cuidadoso igual você, obrigada por todo apoio! @⁨Anderson Camacho pico Paraná⁩  prazer imenso te conhecer e bem feliz que você conseguiu completar sem lesões. Obrigada por todo apoio pessoal! Vocês foram muito Guerreiros e guerreiras, orgulho demais de todos! Espero poder estar nas próximas e dividir mais um pouco da minha alegria com vocês! Até breve! *

Escrito Por Myka Oli

PRESERVE A NATUREZA

Você vai gostar também

acompanhe nossas postagens e fique por dentro do mundo outdoor

| @trekkingestilodevida

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *