circuito
por
sengés
Sengés é um município brasileiro do Estado do Paraná.
moderado
Trajeto fácil porem com locais escorregadios. Atenção redrobrada.
13 | março
Saída na Sexta-feira com retorno previsto para domingo ás 22h.
cleitão
Locação é preciso devido a distância entre as cachoeiras.
MAIS INFORMAÇÕES
Para acontecer a trip nosso amigo MadMax contactou o Camping Bela Vista com ótima estrutura para acomodar toda nossa galera na área de camping. Tinha acesso a banheiros com chuveiros com aguá quente. O local também dispunha de churrasqueira e marmita para compra. Porém, para nossa alegria foi nós concedido um chalé para cozinharmos nossa janta e cortar o bolo dos aniversariantes. Sobre a Van, se trata do nosso amigo Cleiton responsável por transportar muitos trilheiros (as) a muito tempo. Recomendamos.
resenha
Com quase 2 meses de organização pelo MadMax, finalmente chegou o dia da trip rumo a Sengés. Ponto de encontro de sempre aquele famoso bar próximo ao metro Tatuape. E la damos inicio também as comemorações do aniversário da Fernanda, Heloisa e o Alisson. Mas ainda tínhamos entre 4 á 5 horas até chegar em Sengés para iniciar a trilha. Meia horas de euforia, todo mundo na maior vibe positiva, Alex com suas pérolas (Você ainda vai conhecer esse cara, gente boa demais). Para nossa surpresa, só tínhamos 23 musicas no pen drive do Alex, Cleitão (Motorista da Van), não tinha Pen drive. E na estrada não tinha opções de radio, dai a pergunta, porque miguem levou uma JBL? Ouvimos 2 musicas do 2PAC, seguimos em frente. O jeito foi desligar o sim mesmo rsrs. Chegando em Sengés, já começávamos a acordar, pegamos uma estrada sem fim, Cleitão a 10km por hora para não zoar o estepe da Van, até que chegamos ao ponto máximo que a Van podia chegar. Pegamos nossas mochilas e ataque e deu tempo até para preparar um café maroto para o Cleitão e o ZL (Motorista da outra Van).
Ao iniciarmos a trilha, em pouco tempo chegamos a Cachoeira do Postinho. Muito linda, com o sol ajudando, aguá gelada, mas nada que impedisse a galera de entrar. 20 minutos ali foi o suficiente, afinal tínhamos mais 4 ou 5 cachoeiras para visitar.
Tempo depois chegamos a Cachoeira dos Veadinhos, agua cristalina, em contraste com o Sol descendo por várias pedras, criava um cenário de filme. Que privilégio poder ver isso de perto com uma galera para cima, com energia positiva. Já nela ficamos mais tempo, de fato era bem bonita. Partimos na sequência para Cachoeira do Lajeadão, que também é linda e imponente. Mesmo assim conseguimos saltar dela com muito custo e loucura. Adrenalina pura. Mas, o dia ainda reserva mais surpresas. Já estava tarde, não deu para visitar outras cachoeiras. No entanto, paramos no famoso Canyon Jaguaricatu, com um cenário de tirar o fôlego. De onde estávamos dava para avistar uma linda cachoeira que não me recordo o nome agora. Mas, abaixo poderá ver nas fotos sua beleza. Depois de muitas fotos para registrar esse lugar incrível, partimos pro camping, afinal ainda tinha um aniversário para cantar parabéns e também aquela social de respeito com esses monstros.
Ja no Camping recebemos a noticia que teríamos um Chalé para poder cozinhar. Então, armamos barraca, tomamos banho e partimos cozinha, até porque a fome estava gritando já. Shey já estava no piloto do fogão com a Luh, depois veio Kariana, a Drih, Aline, todo mundo, então dei inicio aos preparativos para Caipirinha de trilha. Sabe como é caipinha de trilha? só tirar o gelo. Pronto, temos uma arma letal, silenciosa, altamente contagiante e você vai ficar alegre. Garanto rsrs. Rango pronto, todo mundo junto e mistura, seja no Uno, no Baralho, na Caipirinha, na ideia de mil grau, ou na correria para comprar Breja e carne pro Churrasco. Só não pode esquecer do carvão rsrs.
Hora do Parabéns, e que parabéns! Fernanda, Heloisa e Alisson, desejo todo sucesso do mundo na vida de vocês! Cortou o bolo? então pronto, solta o som. Forrozin, samba rock… até funk rolou. Eita galera animada. Mas, tem que acabar, porque as 07h vamos ter q levantar, sem choro. E para finalizar partimos para Cachoeira do Sobradinho, mais ou menos 15 quilometro do centro de Sengês, com uma trilha de uns 10 a 15 minutos ate a cachoeira. Mas uma vez o Sol ajudou muito. Curtimos um monte, com direito a rango preparado na hora. Um detalhe muito importante, nessa cachoeira, bem próximo a ela tem um funil capaz de ti puxar para dentro da agua tamanha força da agua que cai da cachoeira. Não arrisque.
Tudo que é bom, tem curta duração, mas as lembranças ficarão! Rumo a São Paulo novamente já combinando várias outras oportunidades.
Gratidão a todos envolvidos, a trilha foi mágica, esse contato com a natureza trás nossa essência, nos lembra a necessidade de respirar esse ar puro com essa energia positiva e também interagir com seu semelhando dando uma mão, pedindo uma aguá dividindo um pedaço de pão. Percebe como somos unidos nesses momentos na trilha? Isso é muito bom. Que todos vocês tenham sucesso por cada passo que derem nessa imensidão de mundo porai. Forte abraço, até logo ali.
nosso roteiro
O CANYON DO JAGUARICATU é enorme, mágico, verdejante e místico, com uma linda paisagem e uma energia positiva que vêm das pedras, da natureza. Localizado no Vale do Jaguaricatu em Sengés, PR, o Canyon é formado por paredões de arenito de 80 a 100 m, recobertos de mata nativa de cerrado. O Canyon do Jaguaricatu une-se mais ao sul do Paraná ao Canyon do Guartelá, formando uma imensa cadeia de paredões que corta parte o estado paranaense, localizados na APA da Escarpa Devoniana.
A Cachoeira do Postinho faz parte da famosa Trilha das Cachoeiras de Sengés, PR, e possuí queda d’água de aproximadamente 35 metros. A estrada de acesso passa na cabeceira da cachoeira, e o seu poço que é acessível por uma trilha que percorre pelo meio do reflorestamento, permite um banho refrescantes para crianças, jovens e adultos.
O acompanhamento de guia é necessário para a trilha das sete cachoeiras. A distância até o Centro de Sengés é de 17 quilometros.
Cachoeira do Sobradinho também é conhecida como CACHOEIRA VÉU DA NOIVA.
Como maior ponto turístico do Município de Sengés e região, ela possuiu aproximadamente 40 metros de queda d’água, que se precipita a partir de um lajeado, e forma uma grande piscina natural com água cristalina e esverdeada. Às suas margens há uma pequena praia natural com areais finas e brancas. Devido a umidade do local, a fauna ao redor da piscina natural formada pelo salto se assemelha muito a da Mata Atlântica. A distância até o Centro de Sengés é de 15 quilometros.
A CACHOEIRA DOS VEADINHOS faz parte da Trilha das Cachoeiras de Sengés, PR, e é uma das mais apreciadas para banhos refrescantes, além de ser muito bonita e possuir diversos poços possíveis de nadar. Sua escadaria de águas é maravilhosa, seu poço parece uma piscina rasa, onde dá para chegar até a queda com a água pelas canelas, sentar-se nos degraus da cachoeira e fazer uma gostosa hidromassagem.
A distância até o Centro de Sengés é de 20 quilometros.
A CACHOEIRA DO LAJEADÃO, com seus 20 metros e correntes de águas caudalosas, possuí uma interminável quantidade de piscinas naturais e é cercada por exuberante mata ciliar. Esta magnífica cachoeira faz parte da Trilha das Cachoeiras de Sengés, PR, e é formada pelas várias quedas e piscinas fundas, devido ao solo de arenito, dando a característica da região de cachoeiras lajeadas e com vários degraus. O acesso à parte de baixo pode ser feita pela mata ou junto à cachoeira, a qual se deve ser feita com o acompanhamento de guia turístico local. A distância até o Centro de Sengés é de 20 quilometros.
Sempre consulte um guia local.
nosso time
Trekking estilo vida®
Trekking, aventuras e outdoor. Em cada trilha um novo estilo de vida.