A servidora pública Jussiara Ferreira, de 27 anos, fez do “trekking” um hobby, uma segunda profissão e até parte do próprio nome. Desde 2015 ela adotou o codinome “Ju Trekker”, como já ficou conhecido entre amigos e praticantes do esporte de caminhadas no Distrito Federal.
“Sistemática”, como gosta de se definir, a brasiliense não se contentou em completar os desafios sozinha, e decidiu criar um projeto para motivar outras mulheres a viajar por conta própria pelas principais trilhas naturais do mundo.
Há três anos ela criou um blog e passou a compartilhar dicas, fotos e experiências sobre viagens que têm como foco o trekking – caminhadas, curtas ou longas, por trilhas naturais, com muito contato com a natureza. A iniciativa ganhou força e foi transformada no projeto “Trilhas pelo Mundo”.
Na internet, ela compartilha informações sobre equipamentos, geolocalização, itens de sobrevivência e também de segurança. Apesar das dicas divulgadas poderem ser seguidas por qualquer pessoa, ela diz que o objetivo é servir de incentivo para o público feminino.